A asma severa aguda é um grave ataque de asma que não responde ao tratamento normal. A asma severa aguda é uma emergência médica.
A asma é uma doença pulmonar de longa duração (crônica). Ela provoca sintomas como tosse, respiração difícil e falta de ar.
Os sintomas da asma são causados por dois problemas diferentes nas vias respiratórias.
A asma pode ser branda, moderada ou grave.
Se o seu filho tem asma, os sintomas geralmente se manifestam depois que ele é exposto a um gatilho. Os gatilhos da asma incluem:
Crianças que têm asma que não é bem controlada têm um risco maior de sofrer de asma severa aguda.
Os sintomas podem incluir:
Tosse e respiração difícil são sintomas comuns da asma. No entanto, uma pessoa com asma severa aguda pode não ter fluxo de ar suficiente para conseguir tossir ou mesmo respirar com dificuldade.
Os sintomas podem se desenvolver ao longo de diversos dias ou semanas ou um ataque grave pode ocorrer rapidamente.
Um profissional da área de saúde fará perguntas sobre o histórico médico e sintomas de seu filho e o examinará. Também será necessário fazer testes para medir o nível de oxigênio no sangue do seu filho.
Crianças com asma severa aguda precisam ser hospitalizadas. Algumas crianças terão que ser tratadas em uma unidade de tratamento pediátrico intensivo.
A criança receberá oxigênio para aumentar o nível de oxigênio no sangue. Isso é normalmente feito através de uma máscara facial. Em casos raros, a criança precisa usar um tubo respiratório inserido na faringe para ajudar no envio de ar aos pulmões. A criança será tratada com um medicamento inalado ou intravenoso parar abrir as vias respiratórias. A criança receberá medicamentos esteroides e outros medicamentos para reduzir o inchaço e a irritação, relaxar os espasmos musculares e impedir o acúmulo de muco.
A asma severa aguda é muito séria e você precisa conhecer quais gatilhos são mais graves para o seu filho. É importante evitar esses gatilhos sempre que possível e obter ajuda imediatamente caso não seja possível evitá-los.