________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
O herpes-zóster é uma doença que produz erupções cutâneas dolorosas, causada pelo mesmo vírus que causa a catapora.
O herpes-zóster também é chamado de cobreiro. Essa doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade.
O vírus que causa a catapora (varicela) e o herpes-zóster é chamado de varicela-zoster. Depois que você se recupera da catapora, o vírus permanece no seu corpo, mas inativo. O vírus pode se tornar ativo novamente a qualquer momento de sua vida e causar o herpes-zóster se o seu sistema imunológico estiver debilitado devido a:
O risco de você contrair herpes-zóster pode aumentar se você tem passado por muito estresse. Algumas vezes o herpes-zóster acontece sem uma razão conhecida.
Não é possível contrair herpes-zóster se você nunca teve catapora, e não é possível pegar herpes-zóster de outra pessoa. No entanto, uma pessoa com herpes-zóster pode transmitir catapora a uma pessoa que nunca tenha sido exposta ao vírus da catapora. O vírus é transmitido pelo contato com as bolhas, que contém o vírus vivo no fluido. Depois que secam e formam crostas, as bolhas deixam de ser contagiosas.
Os primeiros sintomas podem incluir:
De 1 a 14 dias após o início da dor, você notará erupções com pequenas bolhas em cima da pele avermelhada. Alguns dias após o aparecimento das erupções, as bolhas ficarão amarelas, secando e formando crostas logo em seguida. Nas duas semanas seguintes as crostas caem e a pele leva de alguns dias até algumas semanas para cicatrizar.
As bolhas geralmente formam um caminho, frequentemente estendendo-se desde as costas ou lateral até o meio do abdômen. Geralmente as bolhas aparecem somente de um lado do corpo. Elas também podem aparecer em um dos lados do rosto ou couro cabeludo. As erupções dolorosas podem ocorrer na área de sua orelha ou olho. Quando o herpes-zóster ocorre na cabeça ou no couro cabeludo, ele pode provocar debilidade de um lado da face, fazendo com que aquele lado pareça caído.
Seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre seus sintomas e seu histórico médico e o examinará. Normalmente, o diagnóstico é óbvio, com base nos sintomas e erupções. Se o profissional quiser confirmar o diagnóstico, ele poderá realizar exames de laboratório para verificar a presença do vírus no líquido de uma bolha.
Diversos medicamentos podem ajudar a tratar o herpes-zóster. O profissional da área de saúde poderá prescrever:
Para a maioria das pessoas, a dor do herpes-zóster desaparece um ou dois meses após a cicatrização das bolhas. Se você tiver herpes-zóster em sua cabeça ou couro cabeludo, pode demorar mais tempo para que a dor desapareça. Às vezes, o vírus danifica um nervo. Isso pode causar dor, dormência ou formigamento por meses ou mesmo anos após o desaparecimento das erupções — isso é chamado de nevralgia pós-herpética. Quanto mais velho você for ao desenvolver o herpes-zóster, maior será a probabilidade de ter neuralgia pós-herpética. Tomar um medicamento antiviral assim que o herpes-zóster for diagnosticado pode ajudar a evitar esse problema.
Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a aliviar a dor são:
Ficar em repouso na cama se você tiver febre e outros sintomas da doença.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Se você nunca teve catapora, você pode tomar uma vacina que ajuda a prevenir a infecção com o vírus da catapora. Atualmente, a maioria das crianças toma uma vacina para prevenir a catapora.
Se você tem 50 anos ou mais, é possível tomar uma vacina diferente, que ajuda a prevenir o herpes-zóster. A vacina para herpes-zóster é recomendada para todos os adultos de 60 anos ou mais independentemente de eles lembrarem se já tiveram catapora ou não. A vacina contra o herpes-zóster nem sempre previne a doença. No entanto, mesmo que você contraia herpes-zóster algum tempo depois de tomar a vacina, você sentirá menos dor. A vacina contra herpes-zóster não é usada para tratar o herpes-zóster depois de tê-lo.
É possível também diminuir a probabilidade de contrair o herpes-zóster tentando manter o estresse sob controle, fazendo exercícios regularmente e seguindo uma dieta saudável.
Se você tem herpes-zóster, não entre em contato com pessoas que nunca tiveram catapora ou nunca tomaram a vacina contra essa doença, até que as bolhas estejam completamente secas. Depois que as bolhas secam e formam crostas, o perigo de contágio deixa de existir.