A puberdade é a época em que seu corpo se transforma em um corpo de homem.
A puberdade começa com uma alteração em seus hormônios. Devido a uma alteração nos hormônios liberados pelo cérebro, seus testículos começam a produzir o hormônio testosterona. A testosterona é o principal hormônio a desencadear as mudanças que acontecem quando os meninos atingem a puberdade.
Os meninos podem entrar na puberdade muito cedo, com 9 anos de idade ou mais tardiamente, aos 14 anos. Normalmente, as mudanças ocorrem durante 3 a 4 anos até que seu corpo se transforme em um corpo de homem adulto.
A primeira coisa que você irá notar serão os pelos pubianos. Assim que os pelos pubianos começarem a crescer na área em volta do pênis, seu pênis ficará mais longo e mais grosso. Seus testículos também ficarão maiores. Os testículos produzem espermatozoides, assim como a testosterona. Se você tiver relações sexuais, os espermatozoides podem fertilizar o óvulo de uma mulher, o que irá desenvolver um bebê. Os testículos ficam localizados no escroto, que é a bolsa de pele solta abaixo do pênis. À medida que você amadurece, o escroto ficará pendurado mais para baixo e ficará mais solto.
Além de pelos pubianos, você começará a ter pelos nas axilas e mais pelos em suas pernas. Seu corpo passará a exalar mais odor, sendo assim, pode ser preciso tomar banho com mais frequência ou começar a usar desodorante.
Sua voz irá mudar. Isso leva algum tempo. Antes de sua voz ficar mais grossa, ela pode ficar estridente por algum tempo. Você pode se sentir envergonhado com ela, mas isso não costuma durar mais de seis meses.
A testosterona é capaz de fazer seus músculos ficarem maiores e mais fortes, mesmo se você não aumentar suas atividades físicas.
Perto do final da puberdade, você passará por um surto de crescimento. Você pode crescer e ficar de 4 a 6 polegadas mais alto em um ano. Sua barba começará a crescer. Também poderão nascer pelos em seu peito, barriga e costas.
Os meninos podem ter ereções (pênis duro) em qualquer idade, mas durante a puberdade você começará a tê-las com mais frequência. As ereções geralmente acontecem quando você pensa em sexo ou tem contato físico com alguém por quem sente atração física. Essas coisas aumentam o fluxo sanguíneo dentro de seu pênis. As ereções também podem acontecer quando você se masturba (usa a mão para estimular seu pênis). É possível também ter ereções sem pensar ou fazer nada. Concentrar sua atenção em outra coisa ou fazer uma atividade física diferente, como correr ou tomar uma ducha fria, pode ajudar a fazer a ereção desaparecer.
Como seu corpo está se desenvolvendo, os hormônios do cérebro dizem aos testículos para produzir espermatozoides. Seu corpo fará milhões de espermatozoides todos os dias. Seu corpo também produzirá um líquido que armazena os espermatozoides. Esse fluido combinado com os espermatozoides é chamado de sêmen. O sêmen pode ser armazenado por algum tempo, mas depois de um tempo ele precisa ser liberado. Os hormônios mandam sinais para o pênis ter uma ereção e depois liberar o sêmen. Isso pode acontecer enquanto você está dormindo. Você pode ter sonhos românticos ou sexuais quando isso acontece e esses sonhos são chamados de sonhos molhados. Os sonhos molhados são normais. Eles podem acontecer algumas vezes por semana, algumas vezes por mês, ou talvez não aconteçam nunca. Eles constituem uma parte normal do crescimento.
Masturbar-se é tocar, esfregar, ou estimular seu pênis para obter prazer. O pênis ficará ereto e esses estímulos feitos com sua mão podem levar à liberação de sêmen. Isso pode fazer com que você sinta uma sensação agradável e pode liberar a tensão. Entre o início e a metade da puberdade, muitos meninos começam a se masturbar. Você pode se masturbar várias vezes por dia, uma vez por mês, ou nunca. É uma forma natural de explorar o seu corpo e é totalmente normal. As pessoas muitas vezes fazem piadas sobre isso, mas é importante saber que nada de ruim acontece devido à prática da masturbação.
Uma parte da puberdade que as adolescentes não gostam é a acne. Você pode ter ouvido que a acne é causada por não lavar o rosto ou por comer alimentos gordurosos ou doces. Não há nenhuma prova de que essas coisas causem acne. Ela é causada por alterações em seus hormônios e é uma parte normal do crescimento. Alguns meninos podem não ter muita acne, mas para outros, a situação pode ser pior. Você pode obter medicamentos para tratar acnes leves sem receita médica. Se a sua acne for mais grave, você pode consultar seu profissional da área de saúde sobre medicamentos para ajudar a tratá-la.
Conforme a puberdade avança, você começa a ter muitos sentimentos diferentes. Você está tentando descobrir o seu lugar no mundo. Você se torna mais independente e começa a fazer as coisas sem seus pais. Você pode ser influenciada pelas ideias de seus amigos e se sentir pressionada a fazer coisas com as quais você pode não concordar, como usar drogas ou álcool. Essa é a fase de começar a determinar seus valores e decidir o que é certo e errado.
Como parte desse processo, você pode começar a ter fortes impulsos sexuais. Você pode ter sentimentos românticos por alguém e começar a namorar. Você pode sentir que está apaixonada em um dia e não sentir o mesmo no dia seguinte. É natural ter sentimentos que mudam rapidamente. É possível que você comece a pensar em fazer sexo. Pense com calma antes de decidir ter relações sexuais. Você precisa pensar sobre os riscos físicos e emocionais que você irá assumir. Se você decidir ter uma relação sexual ou sexo oral (colocar a boca no órgão genital do parceiro), é importante conversar com seu parceiro sobre o que vocês estão fazendo e os riscos envolvidos. A menina com a qual você fizer sexo pode engravidar ou você pode pegar uma doença sexualmente transmissível. Esses riscos aumentam ao ter relações sexuais com mais de um parceiro. Não ter relações sexuais é a única maneira de evitar totalmente uma gravidez ou uma doença sexualmente transmissível.
Se você decidir fazer sexo, converse com sua parceira sobre o controle de natalidade. Os preservativos de látex são uma forma de controle de natalidade que ajuda a prevenir a gravidez e também protege contra algumas doenças contagiosas.
Tente conversar com seus pais ou outros adultos sobre suas dúvidas ou preocupações. Os pais podem ser seu melhor recurso e apoio, mas você pode se sentir distante e não se sentir confortável para falar com eles. Seus pais podem se sentir da mesma maneira. Lembre-se de que a sua cultura, música e estilos de roupas são diferentes do que seus pais estão acostumados. Seus pais podem não parecer estar em contato com o seu mundo, mas eles querem muito saber o que você está sentindo e pelo que está passando. Seja receptiva quando eles perguntarem sobre coisas como sexo, drogas e amizades. Se você achar que seus pais não entendem suas necessidades, converse com eles sobre isso e pergunte a eles se vocês podem passar mais tempo juntos. Você também pode conversar com seu profissional da área de saúde, um parente, amigo ou professor de confiança sobre as mudanças pelas quais você está passando.