Page header image

Puberdade Feminina

(Puberty for Girls)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • A puberdade é a época em que as mudanças que ocorrem em seu corpo possibilitam a você ter filhos, se você tiver relações sexuais.
  • As meninas podem entrar na puberdade muito cedo, com 7 ou 8 anos de idade ou mais tardiamente, aos 14 anos.
  • Você também pode conversar com seus pais, seu profissional da área de saúde, amigo ou professor sobre as mudanças pelas quais você está passando.

________________________________________________________________________

A puberdade é a época em que seu corpo se transforma em um corpo de mulher. As mudanças que ocorrem em seu corpo possibilitam a você ter filhos, se você tiver relações sexuais.

Como a puberdade começa?

A puberdade começa com alterações em seus hormônios. Devido a uma alteração nos hormônios liberados pelo cérebro, seus ovários começam a produzir o hormônio estrogênio. Os ovários são parte do sistema reprodutivo feminino. Eles produzem os óvulos e também o hormônio feminino progesterona. O estrogênio é o principal hormônio a desencadear as mudanças que acontecem quando as meninas atingem a puberdade.

Quando a puberdade começa?

As meninas podem entrar na puberdade muito cedo, com 7 ou 8 anos de idade ou mais tardiamente, aos 14 anos.

Como perceber que a puberdade começou?

A primeira coisa que você irá notar será o crescimento dos seus seios. Inicialmente, haverá apenas um pouco de inchaço abaixo do mamilo. Pode levar de 4 a 5 anos para que os seus seios se desenvolvam completamente.

Os pelos pubianos começarão a crescer entre suas pernas, em sua área genital. Você também começará a ter pelos nas axilas e mais pelos em suas pernas. Seu corpo passará a exalar mais odor, sendo assim, pode ser preciso tomar banho com mais frequência ou começar a usar desodorante.

As formas do seu corpo também começarão a mudar. Seus quadris ficarão mais largos e você terá gordura corporal em novos lugares. Às vezes, as meninas sentem dificuldades em aceitar a aparência de seus corpos em mudança. No entanto, essas mudanças são importantes para a sua saúde e constituem uma parte normal do crescimento. Você também ganhará peso durante esse período. Isso é normal. Se você ficar preocupada a respeito do ganho de peso, converse com seu profissional da área de saúde sobre isso.

Além disso, muitas mudanças ocorrem dentro do seu corpo. Devido a mudanças em sua vagina (o canal de parto), você pode começar a ter uma pequena quantidade de corrimento branco. Isso é normal. A vagina e o útero ficarão maiores. O útero é o local onde os bebês crescem quando você fica grávida. Dentro do útero, vasos sanguíneos e tecido começarão a se desenvolver, o que eventualmente ocasiona sua primeira menstruação.

As meninas geralmente têm um surto de crescimento que ocorre de 1 a 2 anos após o início da puberdade e cerca de 6 meses antes da primeira menstruação. Um surto de crescimento é quando seu corpo cresce muito em um curto período de tempo. Você provavelmente não ficará muito mais alta depois da primeira menstruação. No entanto, seus ossos ficarão cada vez mais fortes. Por isso, é importante comer de 4 a 5 porções diárias de alimentos que contenham muito cálcio. O cálcio ajuda a desenvolver ossos fortes, de modo que você terá menos chances de ter osteoporose (ossos fracos) quando ficar mais velha.

O que é um ciclo menstrual?

As meninas nascem com todos os seus óvulos (cerca de 2,000). Os óvulos são armazenados nos dois ovários. Todo mês antes de você menstruar, um ovário libera um óvulo. Isso é chamado de ovulação. O óvulo passa através de um tubo chamado trompa de falópio e entra no útero. Os hormônios tornam a camada interna do útero mais espessa para prepará-lo para a gestação do bebê, caso o óvulo tenha sido fertilizado pelo esperma de um homem. Algumas meninas sentem dor na parte inferior do abdômen durante a ovulação.

Se o esperma de um homem não tiver fecundado o óvulo, a camada interna que o útero preparou para o bebê se desprende duas semanas depois da ovulação. Quando essa camada se desprende do útero, sangue flui para fora de sua vagina. Isso é chamado de fluxo menstrual, ou menstruação.

Após cada menstruação, o ciclo menstrual começa novamente.

O que mais devo saber sobre a menstruação?

No primeiro ou segundo ano, sua menstruação poderá acontecer de maneira irregular, desde uma vez ao mês a 3 vezes por ano. A partir de então sua menstruação se tornará mais regular e você terá uma menstruação por mês.

Você deve levar um absorvente interno ou externo com você para que você esteja pronta quando a sua primeira menstruação ocorrer. Muitas vezes, sua primeira menstruação acontece cerca de 2 anos e meio depois que seus seios começam a se desenvolver. A idade média para a primeira menstruação é 12 anos, mas algumas meninas começam a menstruar mais cedo, aos 8 anos de idade ou mais tarde, aos 16. Se sua primeira menstruação ocorrer antes dos 8 anos de idade ou caso não tenha ocorrido até os 17 anos, você deve conversar com um adulto ou com seu profissional da área de saúde sobre o assunto.

Quando sua menstruação se tornar regular, ela acontecerá em intervalos de 22 a 35 dias. A menstruação normalmente tem duração de 3 a 7 dias. Os absorventes ajudam a absorver o sangue que sai. Pode parecer muito sangue, mas normalmente é algo entre 2 e 5 colheres de sopa em cada menstruação.

Algumas meninas têm cólicas dolorosas na parte inferior do abdômen durante a menstruação. As cólicas são causadas pela contração dos músculos em seu útero, à medida que a camada interna se desprende durante a menstruação. Você pode sentir dor por apenas um dia ou ela pode durar todo o período que você tiver sangramentos. Tomar acetaminofeno ou um analgésico anti-inflamatório não esteroide (AINE) como o ibuprofeno geralmente ajuda. Se isso não ajudar, pergunte ao seu profissional da área de saúde sobre medicamentos mais fortes. Leia o rótulo e siga as indicações de uso. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, você não deve tomar esses medicamentos por mais de 10 dias.

  • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno e aspirina, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Esses riscos aumentam com a idade.
  • O acetaminofeno pode causar danos ao fígado e outros problemas. A menos que seja recomendado pelo profissional da área de saúde, não tome mais de 3000 miligramas (mg) no período de 24 horas. Para garantir que não está tomando demais, verifique se outros medicamentos que você toma também contêm acetaminofeno. Pergunte ao seu profissional da área de saúde se você deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando estes medicamentos.

O que é masturbação?

Durante a puberdade, você pode começar a ter sensações sexuais causadas pelos novos hormônios em seu corpo. Você pode sentir uma sensação agradável ao tocar ou esfregar sua área genital. Tocar essa parte do seu corpo é chamado de masturbação. Muitas meninas se masturbam. É uma forma natural de explorar o seu corpo e é totalmente normal. As pessoas muitas vezes fazem piadas sobre isso, mas é importante saber que nada de ruim acontece devido à prática da masturbação.

O que fazer a respeito da acne?

Uma parte da puberdade que as adolescentes não gostam é a acne. Você pode ter ouvido que a acne é causada por não lavar o rosto ou por comer alimentos gordurosos ou doces. Não há nenhuma prova de que essas coisas causem acne. Ela é causada por alterações em seus hormônios e é uma parte normal do crescimento. Algumas garotas podem não ter muita acne, mas para outras, a situação pode ser pior. Você pode obter medicamentos para tratar acnes leves sem receita médica. Se a sua acne for mais grave, você pode consultar seu profissional da área de saúde sobre medicamentos para ajudar a tratá-la.

Quais são as mudanças emocionais da puberdade?

Conforme a puberdade avança, você começa a ter muitos sentimentos diferentes. Você está tentando descobrir o seu lugar no mundo. Você se torna mais independente e começa a fazer as coisas sem seus pais. Você pode ser influenciada pelas ideias de seus amigos e se sentir pressionada a fazer coisas com as quais você pode não concordar, como usar drogas ou álcool. Essa é a fase de começar a determinar seus valores e decidir o que é certo e errado.

Como parte desse processo, você pode começar a ter sentimentos românticos por alguém. É possível que você comece a namorar. Você pode sentir que está apaixonada em um dia e não sentir o mesmo no dia seguinte. É natural ter sentimentos que mudam rapidamente. É possível que você comece a pensar em fazer sexo. Pense com calma antes de decidir ter relações sexuais. Você precisa pensar sobre os riscos físicos e emocionais que você irá assumir. Se você decidir ter uma relação sexual ou sexo oral (colocar a boca no órgão genital do parceiro), é importante conversar com seu parceiro sobre o que vocês estão fazendo e os riscos envolvidos. Você pode engravidar ou pegar uma doença sexualmente transmissível. Esses riscos aumentam ao ter relações sexuais com mais de um parceiro. Não ter relações sexuais é a única maneira de evitar totalmente uma gravidez ou uma doença sexualmente transmissível.

Se você decidir fazer sexo, vários tipos de métodos contraceptivos podem ajudar a prevenir a gravidez. Os métodos contraceptivos que usam hormônios, como pílulas, adesivos ou injeções anticoncepcionais, devem ser iniciados antes de sua primeira relação sexual. Os preservativos de látex são uma forma de controle de natalidade que ajuda a prevenir a gravidez e também protege contra algumas doenças contagiosas.

Com quem posso falar a respeito dessas mudanças?

Tente conversar com seus pais ou outros adultos sobre suas dúvidas ou preocupações. Os pais podem ser seu melhor recurso e apoio, mas você pode se sentir distante e não se sentir confortável para falar com eles. Seus pais podem se sentir da mesma maneira. Lembre-se de que a sua cultura, música e estilos de roupas são diferentes do que seus pais estão acostumados. Seus pais podem não parecer estar em contato com o seu mundo, mas eles querem muito saber o que você está sentindo e pelo que está passando. Seja receptiva quando eles perguntarem sobre coisas como sexo, drogas e amizades. Se você achar que seus pais não entendem suas necessidades, converse com eles sobre isso e pergunte a eles se vocês podem passar mais tempo juntos. Você também pode conversar com seu profissional da área de saúde, um parente, amigo ou professor de confiança sobre as mudanças pelas quais você está passando.

Developed by Change Healthcare.
Pediatric Advisor 2018.1 publicado por Change Healthcare.
Última modificação: 2015-03-09
Última revisão: 2016-03-07
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
© 2018 Change Healthcare LLC and/or one of its subsidiaries
Page footer image