________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
A asma é uma doença pulmonar de longa duração (crônica). Ela provoca tosse, respiração difícil e falta de ar.
Os sintomas da asma são causados por dois problemas diferentes nas vias respiratórias.
Se o seu filho tem asma, os sintomas geralmente se manifestam depois que ele é exposto a um gatilho. Os gatilhos da asma incluem:
Um medidor de pico de fluxo é um dispositivo pequeno e portátil que mede se o ar está saindo bem dos pulmões da criança. Ele faz isso medindo o quão rápido a criança consegue soprar o ar para fora dos pulmões. As medições de pico de fluxo indicam se a asma da criança está sob controle, se ela precisa tomar medicamentos ou se você precisa obter ajuda imediatamente.
Medir o pico de fluxo regularmente pode ajudar a detectar antecipadamente os sintomas de asma. Além disso, usar o sistema de zonas coloridas (verde, amarelo, vermelho) com o medidor de pico de fluxo irá ajudá-lo a saber quando o seu filho precisa de ajuda e como gerenciar melhor a asma.
Há diversos tipos diferentes de medidores de pico de fluxo, assim, para obter leituras precisas, é muito importante entender como usar o medidores de pico de fluxo e seguir as instruções cuidadosamente. Também é importante usar o mesmo medidor de pico de fluxo para todas as leituras. Existem dois tipos principais de medidores de pico de fluxo:
Os medidores de pico de fluxo geralmente exibem uma escala numerada, que mede a quantidade de ar que a criança soprou. A escala numerada geralmente vai de 0 a 750. Algumas unidades também contam com zonas coloridas no estilo de um "semáforo" que se baseiam na melhor leitura de pico de fluxo pessoal da criança.
Primeiramente você precisa descobrir a melhor leitura de pico de fluxo do seu filho. Para fazer isso, realize leituras de pico de fluxo duas vezes por dia por algumas semanas quando a criança estiver respirando bem e a asma estiver sob controle. Ao final de 2 ou 3 semanas, observe os resultados e tome nota das leituras mais altas. Essas leituras são a melhor leitura do medidor de pico de fluxo para seu filho. Registre todas as leituras do seu filho em uma tabela e entregue-a ao seu profissional da área de saúde. A melhor leitura do seu filho permitirá que você e seu profissional da área de saúde tenham algo para julgar todas as futuras leituras de pico de fluxo do seu filho.
Seu profissional da área de saúde pode sugerir que as medições do pico de fluxo do seu filho sejam feitas todos os dias ou de 2 a 3 vezes por semana.
Use uma tabela para registrar as leituras de pico de fluxo do seu filho, juntamente com a data e hora do dia em que as leituras foram realizadas. Registre também se o seu filho usou uma inalador de alívio rápido (resgate), como um broncodilatador, tal como abuterol.
Você também deve medir o pico de fluxo do seu filho quando ele tiver um ataque de asma. Meça o pico de fluxo da criança antes e depois do uso do medicamento de alívio rápido para verificar como o medicamento está funcionando.
Você deve reverificar a melhor leitura da criança todo ano ou sempre que obter um novo medidor.
O sistema de zonas é uma maneira fácil de verificar se a asma da criança está sob controle, se ela precisa tomar medicamentos ou se você precisa obter ajuda imediatamente. O medidor de pico de fluxo pode ser marcado com três zonas coloridas (verde, amarelo e vermelho). Isso facilita a leitura. As zonas são diferentes para cada pessoa e se baseiam na melhor leitura de pico de fluxo do seu filho. Seu profissional da área de saúde irá ajudá-lo a descobrir a faixa numérica correta para cada uma da zonas. Muitos medidores de pico de fluxo vem com adesivos para marcar as zonas.
Um plano de ação contra a asma é um plano escrito desenvolvido pelo seu profissional da área de saúde para ajudá-lo a controlar a asma e prevenir ataques de asma do seu filho. Ele se baseia nas zonas do pico de fluxo da criança.
As zonas coloridas no medidor de pico de fluxo são modeladas com base em um semáforo.
Verde significa um bom controle (80 a 100% da melhor leitura pessoal). Quando a leitura estiver na zona verde, significa que a asma da criança está sob controle.
Se o seu filho permanecer na zona verde por pelo menos 3 meses, converse com seu profissional da área de saúde sobre a possibilidade de reduzir os medicamentos.
Amarelo significa cautela (50% a 80% da melhor leitura pessoal). Se a leitura estiver na zona amarela, isso significa que seu filho está provavelmente tendo sintomas de asma ou poderá ter sintomas em breve (ataque de asma). Seu filho pode estar tendo problemas com atividades normais ou ter sintomas durante a noite.
Se o pico de fluxo do seu filho estiver frequentemente na zona amarela ou permanecer na zona amarela após o tratamento, isso significa que a asma não está sob controle. Converse com seu profissional da área de saúde para fazer ajustes nos medicamentos.
Vermelho significa perigo (menos de 50% da melhor leitura pessoal). Quando a leitura estiver na zona vermelha, isso significa que a asma do seu filho está perigosamente fora de controle. Ele provavelmente está tendo sintomas graves de asma, como extrema falta de ar (mesmo em repouso), aperto no peito, dificuldade respiratória e dificuldade para falar e dormir. Siga as instruções do profissional da área de saúde da criança e telefone para a assistência de emergência imediatamente.
Se o pico de fluxo do seu filho for baixo, mas ele se sentir bem, faça o teste de pico de fluxo novamente, certificando-se o seu filho está soprando forte no medidor.
Para obter leituras precisas dos picos de fluxo, seu filho precisa se esforçar o máximo possível durante as medições.
Cada marca de medidor de pico de fluxo funciona de uma maneira um pouco diferente. Leia e siga cuidadosamente as instruções incluídas no medidor do seu filho. Certifique-se de que a criança saiba usar o medidor de pico de fluxo corretamente. Peça para seu profissional da área de saúde observar seu filho usando o medidor.
O bocal do medidor deve ser limpo semanalmente com água morna e sabão. Enxágue bem. Deixe secar naturalmente.