________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
A dificuldade de aprendizagem (LD) é um distúrbio que afeta a maneira que o cérebro recebe, processa, armazena e responde às informações. Existem muitos tipos de dificuldades de aprendizagem. Seu filho pode ter problemas para ouvir, falar, ler, soletrar, escrever, raciocinar, memorizar ou resolver problemas de matemática. Dificuldades de aprendizagem podem variar de leves a graves. As DAs podem dificultar o aprendizado de novas coisas em diferentes áreas da vida, não apenas na escola.
As causas da maioria das DAs não são conhecidas. Elas costumam ocorrer dentro da mesma família. A dificuldade de aprendizagem pode ser causada por mudanças na química cerebral ou danos em certas partes do cérebro.
As crianças têm maior probabilidade de ter uma dificuldade de aprendizagem caso a mãe tenha feito uso de drogas ou álcool durante a gravidez. Um problema de saúde, como uma infecção ou desnutrição durante a gravidez, pode aumentar o risco. As DAs também são mais comuns em crianças que:
Uma criança que tem dificuldade de aprendizagem também pode ter problemas de audição ou de visão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou problemas emocionais. No entanto, as DAs não são causadas por esses problemas. Elas também não são causadas por diferenças culturais ou falta de cuidado dos pais.
Existem diversos tipos de dificuldade de aprendizagem e os sinais são muito variados. Se uma criança tem inteligência média ou acima da média e apresenta desempenho ruim na escola, ele ou ela pode ter uma dificuldade de aprendizagem. Seu filho pode ter problemas leves ou graves. Seu filho também pode ter mais de uma DA. Todas as crianças com dificuldades de aprendizagem tendem a enfrentar desafios na escola, apesar de terem inteligência normal ou acima da normal. Uma criança com uma DA pode ter problemas em uma ou várias das seguintes áreas:
Atenção: Seu filho pode ter dificuldade em prestar atenção, ser impulsivo, ou se cansar facilmente ao tentar se concentrar.
Linguagem: Seu filho pode ter dificuldade em seguir orientações e precisar que as coisas sejam repetidas para ele. Ele pode usar palavras incorretas ou misturar palavras. Contar uma história pode ser difícil, pois os eventos acabam sendo misturados.
Orientação de espaço-tempo: Seu filho pode ter problemas para entender o tempo (como a diferença entre amanhã e a próxima semana). Ele pode ter problemas de senso de direção e muitas vezes se perder.
Processamento visual: Seu filho pode enxergar letras ou palavras ao contrário (por exemplo, pode confundir b e d ou ler "was" quando o correto seria "saw"). Ele pode escrever muito lentamente ou ter caligrafia ruim.
Processamento auditivo: Seu filho pode ter dificuldade para se concentrar em sons importantes e prestar atenção no ruído de fundo. Ele pode parecer desatento e ter dificuldade para seguir instruções de voz.
Memória: Seu filho pode não se lembrar de informações básicas, como seu endereço e número de telefone. Pode ser difícil lembrar a tabuada ou os dias da semana. Pode haver problemas com a memória de curto prazo. Seu filho pode esquecer instruções ou perder o fio da meada ao contar uma história ou durante uma conversa. Ele pode perder a lição de casa, livros escolares ou outros itens.
Habilidades matemáticas: Seu filho pode ter problemas com conceitos de matemática, como contar, adicionar, subtrair, multiplicar, frações e medidas.
Coordenação motora: Seu filho pode ter problemas com a coordenação motora mais precisa. Ele pode ter dificuldades para fechar botões e zíperes, ou problemas para segurar um lápis. Se o seu filho parece desajeitado ou desastrado, ele pode ter problemas com a coordenação motora geral.
O profissional da área de saúde de seu filho perguntará sobre o desenvolvimento de seu filho em cada consulta de rotina. Diga a ele qualquer preocupação que você tenha e fale sobre qualquer coisa que pareça incomum. Não ignore os problemas, achando que seu filho é apenas um pouco mais lento e que ele irá "alcançar" os outros. O médico do seu filho irá verificar se não há problema médico que poderia causar os sintomas.
Peça a sua escola para avaliar o seu filho. Todos os distritos escolares públicos nos EUA são obrigados a oferecer serviços especiais para crianças com estas condições, gratuitamente. Os serviços para crianças em idade pré-escolar geralmente começam em torno de 3 anos de idade. Para crianças em idade escolar, os distritos das escolas públicas oferecem serviços até aos 21 anos de idade, ou até que se formem no ensino médio, o que ocorrer primeiro.
Testes da escola podem ser necessários para que seu filho se qualifique para receber auxílio extra na escola. Uma equipe de pessoas irá testar o seu filho para descobrir exatamente quais são os problemas e como é possível ajudá-lo. A avaliação inclui testes e conversas com professores e pais.
O grupo de pessoas que avaliará o seu filho pode incluir um psicólogo, um psiquiatra infantil, professor de educação especial, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, ou outros profissionais da área de saúde.
Às vezes é dado um diagnóstico específico. Outras vezes, podem dizer que seu filho tem mais de uma DA. Alguns dos distúrbios comuns são:
Os resultados dos testes irão determinar se o seu filho pode receber os serviços de educação especial prestados na escola.
Muitos estados oferecem programas de intervenção precoce para crianças menores de 5 anos de idade que têm uma DA. Alguns estados oferecem aulas pré-escolares especiais de desenvolvimento. O tratamento precoce aumenta a capacidade de seu filho ser bem-sucedido e aprender novas habilidades.
Alguns serviços são dados somente se o seu filho for diagnosticado de maneira conclusiva. Pergunte à sua escola sobre os tipos de dificuldade de aprendizagem aos quais eles fornecem serviços especiais. Após a compreensão do problema, você pode ajudar a escola a desenvolver um Plano Educacional Individualizado (IEP). Os pais devem ajudar a escrever e concordar com o PEI. O PEI deve descrever:
Para obter a melhor ajuda possível ao seu filho, você deve trabalhar em estreita colaboração com os outros membros da equipe. Se você não concordar com os resultados dos testes, serviços ou terapias, expresse suas preocupações na reunião do PEI. Assinar o PEI significa que você concorda com os serviços, objetivos e outros assuntos relacionados nele.
Se a escola não puder oferecer serviços de educação especial, você pode procurar a ajuda de professores particulares, centros de ensino, psicólogos e outros profissionais para ajudar seu filho. Entre em contato com o Department of Disabilities do seu estado para verificar se existem programas estaduais que possam ajudar. Mesmo que seu filho não esteja participando de um PEI ou aulas de educação especial, o professor dele pode modificar as tarefas e ajudar seu filho. Certifique-se de conversar com o professor do seu filho.
Dependendo da dificuldade, existem muitas maneiras de ajudar o seu filho em casa. É muito importante fazer o seguinte:
Seu filho precisa de você para aceitar a condição dele. Dê amor e apoio incondicionais. Você pode aumentar a autoestima do seu filho lembrando-o de seus pontos fortes. Faça isso regularmente. Seu filho pode precisar de aconselhamento para ajudá-lo a mudar suas opiniões e expectativas sobre si mesmo.
Tenha cuidado para que seu filho não faça atividades em excesso. Pode ser melhor fazer poucas coisas bem do que se estressar na tentativa de fazer muitas coisas.