________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
Uma dor de ouvido é a dor dentro ou em volta do ouvido. Dores de ouvido são comuns em crianças.
As causas comuns incluem:
Seu filho pode ter um resfriado e a infecção pode se espalhar para o ouvido médio. O tubo entre o ouvido médio e a garganta pode inchar. O inchaço acumula líquido, o que pode causar dor.
O canal do ouvido, ou ouvido externo, também pode se infeccionar e causar dor. Isso geralmente ocorre durante o verão, quando as crianças nadam.
Pequenos objetos colocados no ouvido, como brinquedos ou cotonetes, podem causar ferimentos.
Diversos tipos de pressão podem causar dor de ouvido.
As crianças às vezes dizem que o ouvido está doendo quando a dor, na verdade, é em outro lugar. A dor pode ser causada por dentes careados ou infeccionados ou por uma infecção no couro cabeludo, no pescoço ou nas cavidades nasais.
Quando seu filho tem uma dor de ouvido, ele pode:
Crianças muito novas podem esfregar ou puxar as orelhas.
Um profissional da área de saúde irá fazer perguntas sobre o histórico médico e sintomas de seu filho e o examiná-lo. O profissional da área de saúde irá examinar os ouvidos de seu filho com uma sonda especial.
A dor de ouvido geralmente é tratada com medicamentos contra a dor que não precisam de receita médica
Em alguns casos, o profissional da área de saúde pode prescrever antibióticos para a infecção no ouvido. No entanto, as infecções no ouvido geralmente melhoram em alguns dias sem antibióticos. A maioria das crianças que tem dor de ouvido não precisa de antibióticos.
Infecções do canal do ouvido geralmente são tratadas com antibióticos em gotas, que também podem conter medicamentos para a dor.
A cera ou objetos que bloqueiem o canal do ouvido devem ser removidos pelo seu profissional da área de saúde.
Siga as instruções de seu profissional da área de saúde em relação ao tratamento.
Para ajudar a aliviar a dor, você pode colocar um pano úmido morno ou uma bolsa de água quente coberta com uma toalha sobre o ouvido.
Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
É preciso saber se (ou quando) seu filho deve voltar para fazer um check-up.
Se seu filho tiver problemas com cera de ouvido, você pode colocar 1 ou 2 gotas de óleo mineral ou vegetal no canal do ouvido por alguns minutos todos os dias. Limpe todo o óleo que pingar do ouvido. Você pode reduzir a frequência para uma vez por semana ou menos quando a criança tiver menos dor ou entupimento ou quando parecer estar ouvindo melhor. Há vários medicamentos em gotas adquiridos sem prescrição médica que também podem ser úteis. Nunca tente limpar o canal auricular com cotonetes ou outras coisas. Eles podem empurrar a cera mais para dentro ou danificar o ouvido.
Se os ouvidos de seu filho doerem em razão de alterações na pressão do ar, você pode ajudá-lo a aprender como aliviar a pressão mastigando e engolindo. Isso abre o tubo que vai da garganta ao ouvido médio. Ensine as crianças mais velhas a fechar a boca, tapar o nariz com os dedos e, delicadamente, soprar o ar para fora. Na maioria das vezes, isso causa a sensação de “estalo” no ouvido. Para bebês, você pode ajudar amamentando ou alimentando a criança durante a mudança de altitude (como durante decolagens e pousos de avião). Isso faz a criança engolir, ajudando a equilibrar a pressão do ar.