Protegendo sua Casa para Crianças
________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- Muitas partes da sua casa podem representar perigo para as crianças.
- Tomar medidas para tornar a sua casa segura pode evitar lesões graves e até mesmo fatais.
________________________________________________________________________
Uma das medidas mais importantes que você pode tomar para proteger a saúde e a vida de seu filho é proteger sua casa para crianças.
A seguir há uma pequena lista de verificação de locais protegidos para crianças em sua casa. Lembre-se que cada criança e cada casa são diferentes. Verifique sua casa com atenção. Uma maneira fácil de verificar a sua casa é engatinhar em cada cômodo. Isso permitirá que você veja as coisas como seu filho as vê.
Cozinha
- Vire os cabos de todas as panelas e frigideiras para trás do fogão, assim seu filho não poderá alcançá-las. Use as bocas de trás do fogão, sempre que possível. A melhor maneira de evitar acidentes é deixar seu filho no chiqueirinho ou no cadeirão enquanto cozinha. Não deixe que seus filhos brinquem no chão da cozinha enquanto estiver cozinhando.
- Tenha extintores de incêndio na cozinha e perto da lareira. Mantenha fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças.
- Evite usar toalhas de mesa que possam ser puxadas.
- Mantenha os eletrodomésticos e seus fios longe das bordas de balcões e mesas. Mantenha todos os fios enrolados e amarrados.
- Mantenha cadeiras e escadas longe de balcões e fogões.
- Coloque travas de proteção nas gavetas e armários. Se você tiver espaço, pode colocar panelas leves, potes de plástico e colheres em um armário na parte de baixo para que seu filho brinque com eles.
- Guarde os produtos de limpeza e outros produtos químicos venenosos em seus recipientes originais. Guarde-os em um armário alto, fora do alcance das crianças. Certifique-se de que esse armário tenha uma chave ou uma trava de proteção.
- Mantenha facas e objetos afiados em uma gaveta ou armário fora do alcance das crianças.
- Aspire imediatamente cacos de vidro e use um papel toalha molhado para recolher as lascas pequenas de vidro que ficam no chão.
- Deixe bebidas quentes longe do alcance das crianças. Quando estiver mexendo com alimentos ou bebidas quentes, veja onde seu filho está antes de pegar a panela ou a chaleira. Você pode tropeçar e derramar os alimentos quentes em seu filho.
- Mantenha papel alumínio, sacolas plásticas e filme plástico fora do alcance do seu filho.
- Para ajudar a evitar asfixia, remova ímãs de geladeira, visto que seu bebê ou criança pode alcançá-los.
Banheiro
- Mantenha todos os medicamentos em um armário trancado, fora do alcance do seu filho. Os remédios são uma causa comum de envenenamento infantil. Guarde todos os medicamentos no recipiente adequado e coloque-os de volta no armário logo depois de usá-los. Certifique-se de que todos os medicamentos tenham tampas de proteção para crianças.
- Mantenha xampu, enxaguante bucal, cosméticos e sabonete longe do alcance das crianças.
- Mantenha bolsas, sacos e malas com medicamentos e produtos de higiene pessoal fora do alcance do seu filho.
- Deixe o secador ou ferros de modelar desligados e fora do alcance do seu filho. Mantenha todos os eletrodomésticos longe da água para evitar choque elétrico. Peça para que um eletricista instale Interruptores de Circuito por Falha de Aterramento (GFCIs) para substituir tomadas próximas da água. Isso ajuda a evitar choques elétricos.
- Abaixe a temperatura da água quente para 120°F (49°C) para evitar queimaduras. Sempre verifique a temperatura da água antes de colocar seu filho na banheira ou no chuveiro.
- Para ajudar a evitar quedas, instale faixas antiderrapantes ou use um tapete de box na banheira.
- Para ajudar a evitar afogamento, fique com o seu filho enquanto ele estiver na banheira. Se precisar sair do banheiro, enrole seu filho em uma toalha e leve-o com você. Quando o banho acabar, drene a banheira imediatamente.
- Jogue remédios, lâminas e outros itens perigosos em um cesto de lixo coberto, longe do alcance do seu filho. Crianças gostam de mexer nos cestos de lixo.
- Use travas ou mantenha a porta do banheiro fechada para a segurança de seus filhos. Coloque um gancho do lado de fora da porta do banheiro ou uma tampa de segurança feita para evitar que as crianças abram maçanetas. Sempre deixe a tampa do vaso fechada.
- Use copos de plástico ou de papel no banheiro para que haja menos chance de haver vidros quebrados.
Móveis
- Não deixe que as crianças pulem ou fiquem em pé sobre os móveis. Isso ajuda a evitar quedas.
- Coloque amortecedores de bordas nas quinas dos móveis, como mesinhas de centro, de canto e na lareira.
- Não deixe itens valiosos, delicados ou que possam ser quebrados em mesas e prateleiras até que seu filho tenha 4 ou 5 anos de idade.
- Deixe computadores e eletrônicos longe do alcance de crianças. Afaste objetos pesados, como TVs, lâmpadas e equipamento estéreo da borda dos móveis e os prenda à parede para que as crianças não batam neles acidentalmente ao tentar engatinhar ou andar. Prenda as estantes de livros ou móveis pesados na parede com um gancho, assim o móvel não terá como cair sobre a criança.
- Mantenha todas as gavetas bem fechadas. Isso evita que as crianças subam nas gavetas e prendam os dedos nelas.
- Remova ou aperte todos os puxadores soltos de armários e outros móveis.
- Tenha cuidado com cadeiras reclináveis ou bicamas. As mãos ou cabeças das crianças podem ficar presas ao fechá-las.
- Esvazie todos os isopores de gelo, baldes e outros recipientes com líquido imediatamente após o uso, para evitar que a criança se afogue.
- Nunca deixe uma criança sozinha em um carrinho, cadeirão ou mesa de trocar.
- Mantenha plantas longe do alcance do seu filho. Cubra a parte de cima de uma planta grande com tela de nylon para evitar que a criança brinque nela ou coma a terra.
- Tranque o armário de bebidas. Ao retirar uma bebida alcoólica, certifique-se de estar longe do alcance de seu filho.
Chão, Carpetes e Tapetes
- Evite carpetes de fibra larga e tapetes grossos porque alfinetes, botões e pedaços de objetos podem ficar perdidos no pano.
- Veja diariamente se há objetos pequenos no chão, como alfinetes, pedaços de alimentos, como pipoca ou amendoim, pois o bebê pode engasgar com isso.
- Não coloque tapetes na parte de cima da escada.
- Coloque revestimentos antiderrapantes na parte de trás dos tapetes para fixá-los no lugar.
Tomadas, Fios e Eletrodomésticos
- Cubra as tomadas que não estiverem sendo usadas com tampas adequadas para evitar que a criança introduza objetos na tomada. Certifique-se de verificar as tomadas atrás dos móveis e cobri-las também.
- Certifique-se de que os plugues se encaixem perfeitamente nas tomadas.
- Evite usar cabos de extensão, a menos que absolutamente necessário. Mantenha todos os cabos completamente fora do alcance das crianças, colocando-os sob os móveis, prendendo-os às paredes ou enrolando-os em encurtadores de cabos ou nas pernas de mesas pesadas.
- Mantenha carregadores e cabos do seu telefone celular, MP3 player, tablet e outros dispositivos eletrônicos fora do alcance do seu filho.
- Substitua lâmpadas queimadas imediatamente. Nunca deixe a fonte sem a lâmpada.
- Guarde pilhas fora do alcance das crianças.
- Certifique-se de que os aquecedores portáteis estejam bem ventilados e protegidos. Desligue-os da tomada quando não estiverem sendo usados.
- Instale um detector de fumaça ou calor e um detector de monóxido de carbono em cada andar da casa e em cada quarto. Teste os alarmes mensalmente e substitua as pilhas a cada seis meses.
- Cubra radiadores ou dificulte o alcance das crianças colocando móveis na frente deles.
Quartos
- Nunca coloque seu bebê para dormir em uma cama de adulto ou colchão d'água.
- Certifique-se de que as ripas dos berços não estejam separadas mais de 2 a 3/8 polegadas uma da outra. Mantenha objetos macios, brinquedos e roupas de cama soltas longe do berço do bebê. Eles podem fazer com que o bebê afogue ou sufoque. Sempre coloque seu filho para dormir de costas.
- Use uma lâmpada noturna no quarto das crianças.
- Considere adquirir um interfone para quartos, para ajudar a monitorar as atividades no quarto das crianças.
- Guarde todos os óleos, cremes e alfinetes e outros itens fora do alcance do bebê.
- Não use pó para bebês ou talco. Os bebês podem afogar com o pó.
- Pendure móbiles e outros brinquedos de pendurar fora do alcance do bebê. O fio não deve ter mais de 12 polegadas de comprimento. Remova o móbile assim que seu filho aprender a ficar em pé.
- Para quartos compartilhados por duas crianças pequenas, coloque o colchão do berço no ponto mais baixo e mantenha a lateral do berço levantada, para que a criança mais velha não alcance o bebê ou tente levantá-lo. Remova todos os móveis que a criança mais velha possa usar para subir no berço.
- Não use fechaduras com trava para evitar que as crianças se tranquem no quarto.
- Nunca coloque um berço ou uma cama de criança próxima a uma janela.
- Guarde brinquedos em prateleiras ou em caixas de plástico, em outra parte da casa. Os brinquedos de uma criança podem ser perigosos para uma criança mais nova. A criança menor pode engasgar com peças pequenas, e muitos brinquedos para crianças maiores têm bordas pontiagudas.
- Certifique-se de que as tampas nas caixas de brinquedos não possam cair e que a tampa não seja pesada a ponto de manter a criança presa.
- Os beliches não são recomendados e muitos modelos já foram retirados de venda. Apenas crianças com mais de 6 anos de idade deve ter permissão para dormir em um beliche. Certifique-se de que haja degraus em ambos os lados do beliche.
Portões, Escadas e Portas
A maioria dos portões de segurança tem entre 24 e 32 polegadas de altura e pode ser ajustada em espaços de cerca de 27 a 42 polegadas de largura. Alguns podem ser encaixados em até 20 pés de largura. Os portões de segurança que são presos à parede por ferramentas são mais seguros do que aqueles que se prendem por pressão.
- Use portões presos com ferramentas para bloquear a passagem de escadas, ambientes proibidos e áreas em que a segurança é extremamente importante. Leia com atenção as instruções e certifique-se de que o portão esteja seguro quando o trabalho estiver pronto.
- Você também pode usar um portão de segurança na porta do quarto de uma criança mais velha, para proteger o bebê dos brinquedos dela.
- Verifique o espaço entre os postes de um corrimão. O espaço deve ser menor que 4 polegadas de largura, para evitar que a cabeça da criança fique presa. Se o espaço for muito grande, coloque uma rede fina e pesada ou Plexiglas ao longo do corrimão.
- Deixe as escadas sem obstruções ou qualquer coisa em que alguém possa tropeçar.
- Use travas de proteção para crianças nas portas e grades. Há proteções especiais disponíveis para manter as portas da área externa fechadas. Mantenha as portas fechadas e as portas da área externa trancadas o tempo todo, mesmo que você esteja em casa.
- Instale vidros de segurança em janelas grandes e portas de vidro. Eles são à prova de quebra, caso a criança corra e bata neles.
- Coloque adesivos nas portas de vidros e janelas para evitar que seu filho colida com elas.
- Substitua prendedores de portas que têm revestimento de borracha. O revestimento pode ser removido e a criança pode engoli-lo.
- Mantenha as portas dobradiças totalmente abertas ou fechadas, para não prender os dedos da criança.
- Use tampas de segurança em maçanetas de porta para impedir que seu filho abra portas.
Janelas
- Mantenha todas as cordas de cortinas ou persianas longe do alcance de crianças ou use uma corda de enrolar. Entre em contato com o Window Covering Safety Council no site https://windowcoverings.org/ para adquirir um kit gratuito de borlas de segurança, dispositivos de amarrar e instruções de instalação. Considere substituir persianas com corda de puxar por persianas sem cordas (disponíveis na maioria das lojas de reformas).
- Pendure cortinas longe do alcance do chão, para que as crianças não possam puxá-las.
- Não deixe móveis ou objetos próximos a uma janela em que a criança possa subir.
- Instale telas de proteção nas janelas para evitar que seu filho caia para fora. Telas regulares nas janelas não protegem crianças. Se você tiver janelas de correr, adquira travas para que a janela só possa ser aberta em uma altura segura.
Áreas Externas, Garagem e Oficinas
- Armazene as ferramentas e equipamentos de jardinagem fora do alcance de crianças. Cubra objetos pontiagudos. Desligue ferramentas elétricas da tomada quando não estiverem sendo usadas.
- Verifique se há plantas venenosas no jardim. A Poison Help Line (1-800-222-1222) pode fornecer uma lista de plantas venenosas comuns em sua região.
- Mantenha tintas, gasolina, pesticidas e outros produtos químicos longe do alcance do seu filho. Coloque os rótulos adequadamente e descarte os produtos que não forem usados. Mantenha latas de lixo bem fechadas.
- Verifique conjuntos de balanço e móveis externos para evitar que ferrugem, estilhaços e cacos esmaguem ou prendam os dedos das crianças.
- Nunca use cortador de grama e não trabalhe em um veículo com uma criança presente. O cortador pode jogar pedaços de madeira ou pedras com força o suficiente para machucar a criança.
- Nunca guarde um freezer ou refrigerador quebrado ou não usado onde uma criança possa entrar.
- Trave o carro estacionado na garagem para que a criança não entre nele.
- Use somente portões de garagem eletrônicos que retornam quando tocam em algo. Verifique a porta, fechando-a sobre uma caixa de papelão pesada para garantir que funciona. Mantenha o controle do portão da garagem guardado no porta-luvas.
- Se tiver uma arma, mantenha-a travada e descarregada. Guarde a arma e as munições em armários fechados, separados.
- Se você tiver uma piscina, certifique-se de colocar cercas de pelo menos quatro pés de altura. Use um portão de fechamento e travamento automáticos e o mantenha fechado quando não estiver em uso. Sempre supervisione seu filho quando ele estiver na água.
- Observe as crianças e nunca as deixe sozinhas perto da água, inclusive de piscininhas de crianças, piscinas comuns, banheiras de hidromassagem, tanques, lagos, rios ou qualquer outro reservatório de água. Se uma criança estiver na água, um adulto também deverá estar na água perto o suficiente para alcançar e segurá-la caso necessário.
Developed by Change Healthcare.
Pediatric Advisor 2018.1 publicado por
Change Healthcare.Última modificação: 2017-07-27
Última revisão: 2017-09-25
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
© 2018 Change Healthcare LLC and/or one of its subsidiaries