________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- As cadeiras de segurança voltadas para trás são a única maneira segura de seu filho viajar, inclusive em percursos mais curtos.
- Certifique-se de que seu filho esteja alimentado e com fraldas novas antes de viajar de carro.
- Não tenha objetos pesados ou afiados ou pacotes soltos no carro. Eles podem se movimentar e ferir seu filho.
- Nunca deixe seu filho sozinho no carro estacionado. Nem por um minuto.
________________________________________________________________________
Ao andar de carro, você e seu bebê devem desfrutar de um momento agradável e seguro. Por lei, os bebês e as crianças devem andar de carro com sistemas de segurança infantil testados contra acidentes. Nunca leve seu filho para andar de carro em seu colo, em um berço dobrável ou em um berço para carro. Certifique-se de que a cadeira de segurança seja adequada ao tamanho dele. Uma criança menor pode escorregar se a cadeira for grande demais.
Leis de segurança interna do carro podem variar de estado para estado e são baseadas na idade, altura e peso da criança. Verifique as leis de seu estado. Leia as instruções que são fornecidas com a cadeira de segurança para se certificar de usá-la corretamente.
Sobre cadeiras de segurança
- Os bebês devem viajar em cadeiras voltadas para trás, com um cinto de segurança de 5 pontos, até que atinjam os 2 anos de idade ou até atingirem o peso ou a altura máximos para o assento. Essa é a melhor maneira de proteger o pescoço e a cabeça do bebê. O assento central do banco de trás é sempre o local mais seguro para seu bebê, mesmo que você seja o único adulto no carro.
- O sistema LATCH é uma maneira de prender as cadeiras de segurança sem precisar usar cintos de segurança. Esse sistema é necessário para a maioria das cadeiras de segurança e veículos desde 2002. A cadeira de segurança com sistema LATCH se prende às travas inferiores e à trava do cinto de segurança em veículos equipados para isso. (A maioria das cadeiras de segurança que são voltadas para a parte de trás do veículo não precisa de um gancho ou de uma tira do cinto de segurança.)
- Algumas cadeiras de segurança não podem ser instaladas corretamente em determinados veículos. Antes de comprar uma cadeira de segurança para carros, verifique se ela serve para seu veículo. Nunca aceite uma cadeira de segurança usada que esteja com peças faltando ou que não tenha instruções, com mais de 10 anos de uso ou que tenha estado em um acidente. Se você não conhece o histórico do assento de segurança do carro, não o use.
- Certifique-se de que a cadeira esteja instalada corretamente no carro. Ela não deve se mover mais do que uma polegada em qualquer direção. Leia atentamente as instruções de como instalar a cadeira de segurança corretamente. Veja o manual do proprietário para saber onde instalar a cadeira de segurança em seu veículo.
- Certifique-se de que o seu filho fica confortável no assento quando você o afivelar. Verifique o cinto de segurança da cadeira de bebê e os cintos de segurança do carro para se certificar de que o ajuste está firme e seguro. Verifique se as fitas do cinto de segurança da cadeira estão na altura ou abaixo dos ombros do seu bebê e se o clipe do peito está no nível da axila.
- Cadastre sua cadeira junto ao fabricante assim que comprá-la. Isso permite que a empresa entre em contato com você em caso de recalls e avisos de segurança.
- Se você não tiver certeza de que a cadeira serve corretamente em seu carro, entre em contato com um hospital infantil ou com o corpo de bombeiros local. Muitos deles têm um programa de empréstimo de cadeiras de segurança e podem ajudá-lo a encontrar uma cadeira que seja adequada. Eles também podem ajudá-lo a instalar a cadeira corretamente. Pode ser que a seguradora de seu carro também ofereça um programa de empréstimo de cadeiras de segurança. Você também pode entrar em contato com o programa estadual de segurança nas estradas.
- Bebês com condições médicas ou problemas de saúde especiais podem precisar de outros sistemas de segurança. Converse com seu profissional da área de saúde sobre isso.
- Faça um apoio para os bebês pequenos, com fraldas, toalhas enroladas ou mantas em ambos os lados da cadeira de segurança para proteger a cabeça. Ou compre um suporte de cabeça.
- Limite o tempo que seu bebê fica em um assento de segurança para carro enquanto ele não estiver no carro. Quando o bebê fica no assento em casa ou na creche, ele não consegue se mover e explorar o ambiente ao redor. Poder se mover e interagir com o ambiente ao redor ajuda o bebê a crescer e desenvolver-se.
Passeios de Carro
No inverno, em vez de vestir o bebê com uma roupa pesada, coloque um casaco mais leve e touca e envolva-o em um cobertor para mantê-lo aquecido. Quando o bebê estiver dormindo, nunca cubra a cabeça dele com cobertor (nem com paninhos ou colchas), seja no berço ou na cadeira de segurança no carro. Travesseiros, cobertores e bichos de pelúcia podem fazer com que o bebê sufoque ou afogue.
- Quando o bebê estiver acordado e quieto, balbuciando ou só olhando ao redor, cante músicas ou fale com ele sobre o que você está fazendo ou aonde está indo. O bebê aprenderá a gostar de passear de carro porque você torna isso divertido. Se o bebê tiver um cobertor preferido, coloque-o ao alcance dele.
- Tenha um ou dois bichos de pelúcia com os quais ele brinque somente no carro. Isso ajuda a diminuir o tédio. O intervalo de atenção do bebê é bastante curto. Não espere que ele fique ocupado por mais do que alguns minutos.
- Quando ele começar a crescer, você deverá ignorar birras e gritarias. Só continue a cantar ou a falar com ele no momento que ele ficar quieto. Não tire seu filho da cadeira de segurança porque ele está chorando. Se você fizer isso, irá ensiná-lo a chorar sempre que quiser sair da cadeira. Tente tirá-lo só quando ele estiver quieto.
- Não tenha objetos pesados ou afiados no carro. Uma parada brusca pode fazer com que eles se desloquem e machuquem os passageiros. Tente deixar todos os pacotes soltos no porta-malas ou presos na parte de trás do carro.
- Bebês podem ter queimaduras com cintos de segurança e fivelas quentes. Cubra as partes de metal quando estiver quente.
- Coloque protetores nas janelas de trás do carro para proteger seu filho do sol. Não use um capuz para proteger seu filho do sol, pois isso pode reduzir o fluxo de ar na região da cabeça da criança e causar um superaquecimento.
- Certifique-se de que todas as portas estejam travadas antes de ligar o carro. À medida que seu filho for crescendo, ensine-o a nunca brincar com as portas e travas.
- Antes de uma viagem mais longa, alimente seu bebê e troque as fraldas. Se você achar que ele precisa trocar as fraldas ou se for alimentá-lo, tente parar antes que ele comece a chorar.
- Durante viagens mais longas, faça paradas frequentes para descansar. Tire o bebê da cadeira de segurança e deite-o de costas ou de barriga para relaxar os músculos.
- Se seu bebê for passear de carro com outros motoristas (avós, tios ou babá), certifique-se de que eles usem uma cadeira de segurança e de que ela esteja instalada corretamente.
- Estacione em um local onde possa tirar seu filho do carro do lado da calçada e longe do trânsito.
- Nunca deixe seu filho sozinho no carro estacionado. Nem por um minuto.
- A insolação em bebês e crianças pequenas pode acontecer em questão de minutos, mesmo se uma janela estiver aberta.
- O carro pode começar a se movimentar se uma criança brincar com os controles.
- O vidro elétrico pode sufocar uma criança se ele subir enquanto a criança estiver com a cabeça para fora.
- Uma criança pode ficar presa na caçamba do carro enquanto estiver brincando.
Se a cadeira de segurança ficar pequena antes do tempo, use uma cadeira conversível ou 3 em 1 voltada para a parte de trás do carro. Essas cadeiras podem ser usadas de 3 maneiras diferentes: viradas para trás, viradas para a frente e como cadeira elevada para crianças mais velhas. Esse tipo de cadeira pode ser usado por mais tempo, mas é maior que uma cadeira de bebê e não tem as alças para carregar. Até os 13 anos de idade, as crianças devem andar no banco traseiro do carro.
Leia as instruções fornecidas com a cadeira ou peça ajuda a um profissional da área de saúde quando for trocar a cadeira de segurança. Crianças em idade escolar devem andar em cadeiras elevadas para posicionamento do cinto de segurança até pelos menos 8 anos de idade ou até que o cinto de segurança normal possa ser usado corretamente. É contra a lei que crianças andem de carro sem estarem presas pelo cinto de segurança em uma cadeira de segurança. Isso é contra a lei porque é extremamente perigoso.Faça o que é melhor para seu filho: use cinto de segurança sempre.
Para tirar dúvidas específicas de como instalar e usar a cadeira de segurança, entre em contato com:
Developed by Change Healthcare.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.