Segurança no Carro: Crianças Acima de 1 Ano de Idade
________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- As cadeiras de segurança e os cintos de segurança são a única maneira segura de seu filho viajar, inclusive em percursos mais curtos.
- Você também precisa ensinar seu filho a como se comportar no carro.
- Nunca deixe seu filho sozinho no carro estacionado. Nem por um minuto.
________________________________________________________________________
Ao andar de carro, você e seu filho devem desfrutar de um momento agradável e seguro. É um bom momento para que você converse com seu filho e o ensine a como se comportar no carro.
As cadeiras de segurança e os cintos de segurança são a única maneira segura de seu filho viajar, inclusive em percursos mais curtos. Leis de segurança interna do carro podem variar de estado para estado e são baseadas na idade, altura e peso da criança. Verifique as leis de seu estado. Leia as instruções que são fornecidas com a cadeira de segurança para se certificar de usá-la corretamente. Essas são algumas orientações gerais:
- As crianças ficam mais seguras em um assento para carro voltado para trás, com cinto de segurança de 5 pontos, até completarem 2 anos de idade ou até atingirem o peso ou a altura máximos para o assento.
- Crianças entre 2 e 4 anos de idade precisarão de uma cadeira de segurança voltada para frente com cinto de segurança de 5 pontos. Coloque o assento no banco traseiro do carro e use-o até que a criança atinja o peso ou a altura máximos para o assento.
- Quando a criança pesar entre 40 e 80 libras (18 a 36 quilos) e tiver menos de 4 pés e 9 polegadas (1,45 m) de altura (normalmente entre os 4 e 8 anos de idade), você pode usar uma cadeira elevada no banco traseiro do carro. A cadeira elevada permite que o cinto de segurança sirva corretamente na altura dos quadris e sobre os ombros da criança.
- Em geral, os cintos de segurança do carro podem ser utilizados para crianças entre 9 e 12 anos de idade, mas elas ainda devem andar no banco traseiro do carro.
Independentemente da idade da criança, a cadeira de segurança deve ser sempre colocada no banco de trás do carro. Nunca coloque seu filho no banco da frente. Os airbags na frente do carro podem machucar ou matar crianças menores. Crianças com mais de 13 anos de idade podem andar no banco dianteiro usando um cinto de segurança abdominal e para os ombros.
Sobre as Cadeiras de Segurança
- O sistema LATCH é uma maneira de prender as cadeiras de segurança sem precisar usar cintos de segurança. Esse sistema é necessário para a maioria das cadeiras de segurança e veículos desde 2002. A cadeira de segurança com sistema LATCH se prende às travas inferiores e à trava do cinto de segurança em veículos equipados para isso. (A maioria das cadeiras de segurança que são voltadas para a parte de trás do veículo não precisa de um gancho ou de uma tira do cinto de segurança.)
- Algumas cadeiras de segurança não podem ser instaladas corretamente em determinados veículos. Antes de comprar uma cadeira de segurança para carros, verifique se ela serve para seu veículo. Nunca aceite uma cadeira de segurança usada que esteja com peças faltando ou que não tenha instruções, com mais de 10 anos de uso ou que tenha estado em um acidente. Se você não conhece o histórico do assento de segurança do carro, não o use.
- Certifique-se de que a cadeira esteja instalada corretamente no carro. Leia atentamente as instruções de como instalar a cadeira de segurança corretamente. Veja o manual do proprietário para saber onde instalar a cadeira de segurança em seu veículo.
- Aperte a cadeira de segurança em seu veículo. Ela não deve se mover mais do que uma polegada em qualquer direção. Se você não tiver certeza de que a cadeira serve corretamente em seu carro, entre em contato com um hospital infantil ou com o corpo de bombeiros local. Muitos deles têm um programa de empréstimo de cadeiras de segurança e podem ajudá-lo a encontrar uma cadeira que seja adequada. Eles também podem ajudá-lo a instalar a cadeira corretamente. Pode ser que a seguradora de seu carro também ofereça um programa de empréstimo de cadeiras de segurança. Você também pode entrar em contato com o programa estadual de segurança nas estradas.
- Certifique-se de que o seu filho fica confortável no assento quando você o afivelar. Verifique o cinto de segurança da cadeira do bebê e os cintos de segurança do carro para se certificar de que o ajuste está firme e seguro. Verifique se as fitas do cinto de segurança da cadeira estão na altura ou abaixo dos ombros do seu filho e se o clipe do peito está no nível da axila.
- Cadastre sua cadeira junto ao fabricante assim que comprá-la. Isso permite que a empresa entre em contato com você em caso de recalls e avisos de segurança.
- Crianças com condições médicas ou problemas de saúde especiais podem precisar de outros sistemas de segurança. Converse com seu profissional da área de saúde sobre isso.
Regras da Estrada
- Crie uma regra para que todos que estiverem no carro coloquem as mãos para cima, mostrando que as mãos estão fora do alcance, antes de fechar as portas.
- Crie uma regra para que o carro não seja ligado até que todos estejam com os cintos afivelados. Dê um bom exemplo, usando o cinto de segurança sempre que dirigir.
- Defina regras do tipo: não jogar nada no carro, não brincar com as travas das portas e janelas, não mexer no volante e nas chaves do carro e não soltar os cintos de segurança. Lembre seu filho sobre essas regras antes de todos os passeios de carro.
- Encoste e pare o carro se seu filho tentar soltar o cinto, sair da cadeira de segurança ou se ele começar a gritar ou a se debater. Mantenha a calma e o bom senso. Não dê a partida no carro até que ele tenha se acalmado.
- Não tenha objetos pesados ou afiados no carro. Uma parada brusca pode fazer com que eles se desloquem e machuquem os passageiros. Tente deixar todos os pacotes soltos no porta-malas ou presos na parte de trás do carro.
- Nunca permita pirulitos ou picolés no carro. Evite bebidas com canudos. Se houver uma parada brusca ou um acidente, essas coisas podem ser perigosas.
- Não deixe as crianças comerem alimentos que possam causar engasgamento em um carro em movimento. (Alguns exemplos incluem uvas, balas duras e cachorros-quentes). Sua reação ao engasgamento pode causar um acidente.
Passeios de Carro
- Seus primeiros passeios devem ser curtos, para praticar, por exemplo, dar uma volta no quarteirão. Mostre coisas interessantes que seu filho pode ver. Torne essa uma experiência positiva para ambos. Cante ou faça brincadeiras.
- Converse com seu filho enquanto dirige. (Por exemplo: "O almoço estava muito bom, não estava?" ou "Você me ajudou muito na loja", ou ainda, "Será legal visitar a vovó".)
- Este pode ser um bom momento para ensinar a seu filho sobre o mundo. (Por exemplo, "Está vendo aquele grande caminhão de bombeiros vermelho? Veja como ele está rápido. O que os bombeiros fazem? A luz de cima é vermelha. O que mais é vermelho?") Você deve ensinar coisas de acordo com a idade de seu filho.
- Logo após o passeio, recompense seu filho com um momento para fazer algo de que ele gosta (de 5 a 10 minutos). Por exemplo, você pode ler uma história, brincar, deixá-lo ajudar com o almoço ou guardar as compras. No entanto, não recompense seu filho com presentes ou alimentos para o bom comportamento.
- Quando for viajar no verão, tenha sempre muitas bebidas geladas para seu filho. Vista-o com roupas leves.
- Coloque protetores nas janelas de trás do carro para proteger seu filho do sol. Não use um capuz para proteger seu filho do sol, pois isso pode reduzir o fluxo de ar na região da cabeça da criança e causar um superaquecimento.
- As crianças podem ter queimaduras com cintos de segurança e fivelas quentes. Cubra as partes de metal quando estiver quente.
- Em viagens mais longas, deixe seus filhos saírem e esticarem as pernas de tempos em tempos.
- Se seu filho for passear de carro com outros motoristas (avós, tios ou babá), certifique-se de que eles tenham uma cadeira de segurança. Verifique se está instalado corretamente no carro.
- Nunca permita que seus filhos andem na caçamba de pickups ou no bagageiro de minivans ou peruas.
- Tenha um kit de primeiros socorros e um extintor de incêndio no carro.
Estacionando
- Estacione em um local onde seu filho possa ser carregado ou possa sair do carro no lado da calçada, longe do trânsito.
- Nunca deixe seu filho sozinho no carro estacionado. Nem por um minuto.
- A insolação em bebês e crianças pequenas pode acontecer em questão de minutos, mesmo se uma janela estiver aberta.
- O vidro elétrico pode sufocar uma criança se ele subir enquanto a criança estiver com a cabeça para fora.
- O carro pode começar a se movimentar se uma criança brincar com os controles.
- Uma criança pode ficar presa na caçamba do carro enquanto estiver brincando.
- Habitue-se a desligar o carro e tirar as chaves sempre que estacionar. Mantenha suas chaves e dispositivos remotos fora do alcance das crianças. Quando você não estiver em seu carro, mantenha o porta-malas e todas as portas fechadas para que as crianças não possam entrar.
- Fique de olho nas crianças quando estiverem perto de carros, principalmente quando você estiver carregando ou descarregando coisas no carro. Ensine seu filho que os carros não são um lugar seguro para brincar.
É contra a lei que crianças andem de carro sem estarem presas pelo cinto de segurança em uma cadeira de segurança. Isso é contra a lei porque é extremamente perigoso. Faça o que é melhor para seu filho: use cinto de segurança sempre.
Para tirar dúvidas específicas de como instalar e usar a cadeira de segurança, entre em contato com:
Developed by Change Healthcare.
Pediatric Advisor 2018.1 publicado por
Change Healthcare.Última modificação: 2017-12-18
Última revisão: 2017-09-25
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
© 2018 Change Healthcare LLC and/or one of its subsidiaries