________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
________________________________________________________________________
A distensão do tornozelo é uma lesão em um ou mais dos ligamentos do joelho. Os ligamentos são fortes faixas de tecido que conectam os ossos formando as articulações. O tornozelo tem muitos ossos, músculos e ligamentos, que prendem o pé à perna. Quando um ligamento é lesionado, ele pode ser estendido, rompido parcialmente ou completamente.
A distensão é causada por uma atividade repentina que torce o tornozelo, como tropeçar em uma escada ou cair durante a prática de um esporte.
Os sintomas podem incluir:
O seu profissional da área de saúde fará perguntas sobre sintomas, atividades e seu histórico médico, e o examinará. Pode ser necessário fazer exame de raio-X ou outros exames.
Você terá que mudar ou parar de fazer atividades que causam dor até que o ligamento se recupere.
O seu profissional da área de saúde pode recomendar exercícios de alongamento e fortalecimento para ajudar na recuperação mais rapidamente
Use uma bandagem elástica ou uma cinta para o tornozelo de acordo com as recomendações do seu profissional da área de saúde. Talvez seja necessário usar muletas até que você possa andar sem dores.
Se os ligamentos do tornozelo estiverem complemente rompidos, pode ser preciso realizar uma cirurgia. Após a cirurgia, você terá que usar um gesso no tornozelo por 4 a 8 semanas.
As dores normalmente diminuem após algumas semanas devido à recuperação natural, porém a recuperação de certas lesões pode levar diversos meses ou mesmo mais tempo. É importante seguir todas as instruções do seu profissional da área de saúde.
Para reduzir o inchaço e aliviar a dor nos primeiros dias após a lesão:
Siga as orientações do seu profissional da área de saúde, incluindo quaisquer exercícios recomendados. Pergunte ao seu profissional da área de saúde:
Lembre-se de perguntar quando você deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Exercícios de alongamento e aquecimento antes das atividades podem ajudar a evitar lesões. Exercícios podem melhorar o equilíbrio e ajudar a evitar distensões do tornozelo. Um fisioterapeuta ou preparador físico pode ensinar esses exercícios a você.
Siga orientações de segurança e use os equipamentos de proteção adequados para seu trabalho ou esporte. Por exemplo, use o tipo certo de sapatos para suas atividades e enfaixe ou use uma cinta no tornozelo durante a prática de esportes árduos, especialmente se você já tiver lesionado o tornozelo antes. Evite correr ou praticar esportes em superfícies irregulares.