________________________________________________________________________
PONTOS PRINCIPAIS
- Uma fratura no tornozelo é uma quebra ou rachadura em um ou mais dos ossos do tornozelo.
- O tratamento pode incluir cirurgia, uso de tala, gesso, cinta ou bota especial e exercícios especiais para ajudar o tornozelo de seu filho a se fortalecer e a ficar mais flexível.
- Siga o tratamento completo prescrito pelo profissional da área da saúde.
________________________________________________________________________
O que é uma fratura no tornozelo?
Uma fratura no tornozelo é uma quebra ou rachadura em um ou mais dos ossos do tornozelo. A fratura pode ser apenas uma curvatura ou pequena rachadura no osso ou o osso pode ter se quebrado em partes ou ter sido destruído. Algumas fraturas podem perfurar a pele.
Os ossos do tornozelo são a tíbia, a fíbula e o astrágalo.
Qual é a causa?
Normalmente, uma fratura no tornozelo acontece quando a pessoa torce o tornozelo. Ela também pode ser causada por uma queda, uma batida direta na perna ou uma condição médica que causa ossos fracos ou quebradiços.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem incluir:
- Um som de quebra ou ruptura no momento do ferimento
- Dor, inchaço, contusões ou sensação dolorida logo após o ferimento
- Dor quando a área ferida é tocada ou que impede que a criança se apoie sobre o pé
- Uma área do tornozelo ou pé que esteja fria, pálida ou dormente
- Uma mudança no formato do tornozelo
Como é feito o diagnóstico?
O profissional da área da saúde perguntará quais são os sintomas e como o ferimento da criança aconteceu. Ele irá examiná-lo. Os exames podem incluir:
- Raio-X do tornozelo
- Tomografia computadorizada, que usa raios X e um computador para mostrar imagens detalhadas dos ossos
- Ressonância magnética, que usa um forte campo magnético e ondas de rádio para mostrar imagens detalhadas dos ossos
Qual é o tratamento?
O tratamento depende do tipo de fratura.
- Se seu filho tiver uma ferida aberta com a fratura, pode ser necessário um tratamento para controlar o sangramento ou evitar infecções.
- Se o osso quebrado estiver torcido, o profissional da área da saúde precisará endireitá-lo. Seu filho receberá um medicamento antes, para que o procedimento seja menos doloroso.
- Às vezes, é preciso fazer cirurgia para colocar os ossos de novo na posição correta.
- O profissional poderá engessar o tornozelo de seu filho, colocar uma tala, cinta ou uma bota removível para evitar que ele o movimente durante a recuperação.
- Se seu filho for engessado, não se esqueça de que ele não pode molhar o gesso. Cubra o gesso dele com plástico para tomar banho. Instrua-o a não arranhar a pele próxima ao gesso ou cutucar dentro dele com alguma coisa. Isso pode causar uma infecção.
- O profissional irá informá-lo sobre quanto peso seu filho pode apoiar sobre a perna. Seu filho pode precisar usar muletas, um knee walker ou uma bengala, dependendo do que for orientado pelo profissional da área da saúde.
Com o tratamento, a fratura pode levar de 4 a 8 semanas para curar. Seu filho pode precisar fazer exercícios especiais para ajudar o tornozelo a se fortalecer e a ficar mais flexível. É preciso perguntar isso ao profissional da área da saúde.
Como posso cuidar de meu filho?
Siga o tratamento completo prescrito pelo profissional da área da saúde. Além disso:
- Para desinchar e ajudar a aliviar a dor, o profissional da área da saúde poderá pedir para:
- Colocar uma compressa de gelo, bolsa de gelo ou um pacote de alimento congelado envolvido em um pano na área machucada durante 20 minutos a cada 3 ou 4 horas, por um ou dois dias após o ferimento.
- Manter o tornozelo de seu filho levantado sobre travesseiros, acima do nível do coração, enquanto ele estiver sentado ou deitado.
- Dar a seu filho remédio para dor, como ibuprofeno, conforme orientado pelo profissional. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, podem causar sangramentos no estômago e outros problemas. Leia a bula e dê a ele o medicamento conforme orientado. Consulte o profissional da área da saúde antes de dar qualquer medicamento que contenha aspirina ou ácido salicílico a crianças ou adolescentes. Isso inclui medicamentos como aspirina para bebês, alguns medicamentos para resfriados, e Pepto-Bismol. Crianças e adolescentes que tomam aspirina correm o risco de uma doença grave chamada síndrome de Reye.
É preciso perguntar ao profissional da área da saúde de seu filho:
- Como e quando você receberá os resultados dos exames de seu filho
- Quanto tempo ele levará para se recuperar
- Se houver atividades que seu filho deve evitar e quando pode voltar às atividades normais
- Como cuidar de seu filho em casa
- Quais sintomas ou problemas você deve observar em seu filho e o que fazer se eles aparecerem
É preciso saber quando seu filho deve voltar para fazer um check-up. Compareça a todas as consultas e faça os exames.
Como posso evitar uma fratura no tornozelo?
A maioria dos casos de tornozelos quebrados é causada por acidentes que não são fáceis de evitar. No entanto, usar sapatos bem ajustados e que oferecem um bom suporte pode ajudar a evitar esse tipo de ferimento.
Developed by Change Healthcare.
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.