Page header image

Envenenamento por Acetaminofeno

(Acetaminophen Poisoning)

________________________________________________________________________

PONTOS PRINCIPAIS

  • O envenenamento por acetaminofeno ocorre quando o seu filho ingere muito acetaminofeno.
  • Se você acha que seu filho tomou muito acetaminofeno, não espere para ver se vão surgir sintomas. Ligue para o centro de controle de envenenamento pelo telefone 800-222-1222 ou chame a emergência médica imediatamente. Não tente tratar o seu filho por conta própria.
  • Se administrado corretamente, este medicamento é seguro para bebês e crianças. JAMAIS administre mais medicamentos ao seu filho do que o orientado.

________________________________________________________________________

O que é envenenamento por acetaminofeno?

Acetaminofeno é um medicamento usado para tratar dores e febre. Acetaminofeno é vendido sob muitos nomes de marcas. Ele pode ser encontrado em diversos medicamentos, como remédios para dores, resfriados e gripe. O acetaminofeno é um medicamento seguro quando administrado em doses corretas. O envenenamento por acetaminofeno ocorre quando o seu filho ingere muito acetaminofeno.

Uma overdose de acetaminofeno pode causar danos graves ao fígado. Se tratado imediatamente, o seu filho pode se recuperar sem problemas de saúde em longo prazo. Se os danos ao fígado forem muito graves, o seu filho pode precisar fazer um transplante de fígado.

Qual é a causa?

Uma overdose pode ocorrer se o seu filho:

  • Tomar muito acetaminofeno de propósito
  • Tomar muito acetaminofeno por acidente, como ao não medir corretamente a dose ou tomar o medicamento com muita frequência
  • Tomar diferentes medicamentos que contenham acetaminofeno

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem não aparecer em até 24 horas após tomar o medicamento. Os sintomas precoces podem incluir:

  • Náuseas e vômitos
  • Perda de apetite

Se não tratado imediatamente, os sintomas podem incluir:

  • Dores na parte superior direita do abdômen
  • Diarreia
  • Coma
  • Confusão
  • Convulsões

Como é feito o diagnóstico?

O profissional da área de saúde perguntará sobre o histórico médico e os sintomas de seu filho e o examinará. Seu filho pode realizar exames de urina e sangue.

Qual é o tratamento?

Se você acha que seu filho tomou muito acetaminofeno, não espere para ver se vão surgir sintomas. Ligue para o centro de controle de envenenamento pelo telefone 800-222-1222 ou chame a emergência médica imediatamente. Leve o frasco com você. Quanto mais cedo seu filho for tratado com medicamentos, maiores e melhores são as chances dele se recuperar.

Não tente tratar o seu filho por conta própria. Não tente fazer com que o seu filho vomite.

Como posso impedir o envenenamento por acetaminofeno?

  • Muitos medicamentos para dores, dores de cabeça e resfriados com e sem prescrição médica contêm acetaminofeno. Leia atentamente as bulas para saber quais deles podem conter acetaminofeno. O acetaminofeno também pode ser chamado de analgésico para dor sem aspirina. Se não for possível saber se seu filho está tomando mais do que a dose diária recomendada, solicite que seu profissional da área de saúde ou farmacêutico revise todos os medicamentos do seu filho.
  • Se administrado corretamente, este medicamento é seguro para bebês e crianças. A dose precisa ser administrada de acordo com o peso do seu filho, e não de acordo com a idade.
    • Dê medicamentos em gotas para crianças. Use SOMENTE o medidor de dosagem/conta-gotas/etc. que acompanha o medicamento para administrar a dose correta do medicamento. Não é seguro usar o conta-gotas de um frasco/medicamento em outro frasco/medicamento, A dosagem nem sempre é a mesma entre os medicamentos. JAMAIS utilize uma colher de chá para administrar as doses.
    • Para crianças mais velhas você pode administrar medicamento líquido ou em pastilhas mastigáveis. Para líquido, use o copo de medição que vem com o pacote. No caso de pastilhas mastigáveis, certifique-se de que a criança mastigue as pastilhas antes de engolir para evitar sufocamento. Se você administrar pastilhas dissolventes, certifique-se de que elas se dissolvam na boca da criança antes de serem engolidas.
    • JAMAIS administre mais medicamentos ao seu filho do que o orientado.
    • Se mais de um adulto estiver cuidando do seu filho, peça para cada adulto anotar quanto e que tipo de medicamento a criança recebeu e quando. Coloque essas informações em um local em que todos possam consultar e acrescentar dados, como na porta da geladeira.
Developed by Change Healthcare.
Pediatric Advisor 2018.1 publicado por Change Healthcare.
Última modificação: 2017-06-29
Última revisão: 2017-03-27
Este conteúdo é revisado periodicamente e está sujeito a alterações conforme novas informações de saúde vão sendo disponibilizadas. As informações têm a finalidade de informar e educar e não substituem a avaliação, a orientação, o diagnóstico e o tratamento médico por um profissional de saúde.
© 2018 Change Healthcare LLC and/or one of its subsidiaries
Page footer image